About

Paula Mariane

Paula Mariane é fotojornalista, nascida em Votorantim (SP). Atua na área há 10 anos, com ampla experiência em questões sociais, humanitárias e militares. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e pós-graduada em Relações Internacionais.

Além do fotojornalismo, possui experiência como produtora, redatora, repórter e correspondente internacional. Atuou em grandes redações jornalísticas, como a CNN Brasil e a TV Al Jazeera.

Colaboradora emérita do Exército Brasileiro e autora do livro “Laços de Honra – O outro lado do Exército”, no qual documentou a trajetória do oficial combatente do Exército por cinco anos, sendo a primeira pessoa a realizar uma série fotográfica de longa duração nas academias militares da força terrestre.

Durante seis anos, trabalhou como professora de fotografia no Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo, ONG localizada em Sorocaba (SP). Na mesma ONG, ministrou voluntariamente a “Oficina de Fotografia Jovem Cidadão”, curso voltado para jovens de 10 a 17 anos, onde formou mais de 250 jovens. Com 18 anos, teve duas fotos selecionadas entre as 50 melhores na categoria Retrato do Sony World Photography Awards 2016, considerado um dos maiores prêmios de fotografia do mundo.

Paula representou o Brasil duas vezes em uma conferência mundial de paz na Suíça (2018-2019). Também atua como palestrante e professora de fotografia. Em 2019, foi palestrante convidada do TEDx Campinas.

Reconhecimentos | Acknowledgments