Sem categoria

Uma missão de grandeza


“Ser soldado é mais que profissão: é missão de grandeza! “

Há muitas coisas que vão além do expediente de segunda a sexta, como a nossa vocação e o nosso propósito de vida.

Após quatro anos documentando a força terrestre, chego a conclusão de que não é possível ser militar apenas “nos dias úteis”. Aliás, não existe essa ideia de dia útil para os militares. Todos os dias são, afinal! Independente do horário, você sempre poderá encontrar um soldado nas nossas fronteiras, nos quartéis e nas ruas – não importa se é Natal ou véspera de Ano Novo. Alguém estará no canto mais isolado do Brasil, defendendo o nosso país – mesmo com recursos limitados. Ainda, arrisco a dizer que os nossos recursos podem ser limitados, mas não a nossa capacidade de realização. E sei que fazemos muito com o que temos em mãos.

Da mesma forma, ao longo destes anos encontrei muitas similaridades entre as nossas profissões: nós estamos aqui a serviço da sociedade. Grandes são as nossas responsabilidades e deveres. Temos hora para começar o nosso trabalho, mas nunca para terminar. Em busca da verdade, nós, jornalistas e correspondentes de guerra, vamos a lugares que todos querem fugir. E, nestes lugares, temos a certeza de que encontraremos, já em prontidão, aqueles que juraram permanecer e dar a vida, se necessário for.

É uma honra dividir esta missão com vocês.
Obrigada, Soldado.

Texto: Paula Mariane


Abaixo, apresento uma série de fotografias do General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, atual comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e ex-comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Quando comecei o meu projeto na EsPCEx, em 2016, ele era o comandante da escola. Se eu consegui desenvolver o meu trabalho no decorrer dos últimos anos, foi porque no início de tudo – quando o projeto era apenas uma ideia – alguém, com um olhar visionário, confiou em mim.

Logo, o que era uma ideia se transformou em um ideal, a mais alta aspiração da minha trajetória.

Laços de Honra – O outro lado do Exército é um projeto fotográfico que retrata a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. A série fotográfica contempla as quatro escolas de formação militar: a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME).

www.paulamariane.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *