Sem categoria

Relatos de uma longa patrulha | Conheça o terceiro estágio da Seção de Instrução Especial

Dai-me, Senhor meu Deus, o que Vos resta;
Aquilo que ninguém Vos pede.
Não Vos peço o repouso nem a tranquilidade,
Nem da alma nem do corpo.
[…]
Mas dai-me, também, a coragem
E a força e a fé.

(Trecho da Oração do Paraquedista)

Era a vez dos cadetes do terceiro ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) iniciarem mais um estágio da Seção de Instrução Especial (SIEsp). Enquanto os outros três estágios ocorrem em apenas um lugar, o Estágio de patrulhas de longo alcance com características especiais ocorre em diversas regiões. Na maior parte do tempo, ficamos na Represa do Funil, interior do Rio de Janeiro no entanto, outras instruções militares foram realizadas nas cidades de Queluz, Areias e São José do Barreiro, localizadas no Estado de São Paulo.

Seja na água, seja na terra, seja no céu, as instruções deste estágio são amplas e bem complexas. Com uma temperatura mínima de 8ºC graus e máxima de 33ºC, o frio e o calor estiveram presentes nesses dias. Em um cenário de guerra, os cadetes tiveram a oportunidade de comandar pelotões na execução de patrulhas, realizando captura de material, destruições e até emboscadas. Do bote ao helicóptero, todas as instruções contaram com uma variedade de meios terrestres, fluviais e aéreos.

Como nos outros estágios da SIEsp, os atributos físicos e afetivos são muito cobrados dos militares. Nos últimos dias, os cadetes realizam uma evasão no território inimigo – uma longa marcha de 40km é o cenário desta operação. Apesar do cansaço, é extremamente compensador o que sentimos após o término de todas as atividades.

Impressões sobre a SIEsp

Em todos os campos e operações que eu fotografo, tenho a oportunidade de ouvir muitas histórias – mas sempre é diferente quando os oficiais relembram da Seção de Instrução Especial. Os anos podem passar, mas os militares nunca se esquecem do que acontece aqui, e isso vale para os nomes dos instrutores também.

Desde a sua criação, em 1967, a SIEsp tem como objetivo desenvolver nos cadetes atributos como capacidade de decisão, resistência física, mental e psiquíca – características imprescindíveis ao líder militar. Para isso, todos os estágios buscam o máximo de realismo possível, aproximando-se do combate real.

  

 

   

Laços de Honra – O outro lado do Exército é um projeto fotográfico que retrata a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. A série fotográfica contempla as quatro escolas de formação militar: a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME).

www.paulamariane.com.br/blog

 

 

 

 

 

9 thoughts on “Relatos de uma longa patrulha | Conheça o terceiro estágio da Seção de Instrução Especial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *