Uma decisão para a vida: a escolha das armas

Uma decisão para a vida: a escolha das armas

“Cadete do Brasil
Conduz o teu fuzil!
Ao lado do canhão,
A par da Engenharia,
Da Intendência,
Da Cavalaria,
Material Bélico e Comunicações…”

(trecho da canção da Academia Militar das Agulhas Negras)

 

O ano letivo da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é marcado por um evento decisivo na vida de todos os oficiais combatentes. Os cadetes do segundo ano da academia reúnem-se no auditório para realizarem a escolha da arma, quadro ou serviço que atuarão pelo resto de suas vidas –  entre as opções, estão as armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, o serviço de intendência e o quadro de material bélico.

Este momento, por sua vez, define inúmeros aspectos inerentes à vida do militar – desde as especializações e cursos que poderão ser realizados até os quartéis que o futuro oficial poderá servir no decorrer da sua profissão. Nos anos seguintes, os cadetes continuarão a formação nos respectivos cursos, moldando-se através dos valores cultivados por cada arma.

O que motivou o cadete Gabriel Aragão de Souza Castro a escolher o serviço de intendência foi o espírito do curso. “O companheirismo entre os companheiros de pelotão sem dúvida  é o maior laço dentro da intendência”, comenta. Para o cadete Bruno de Araújo Cavalcante, a infantaria sempre foi uma referência e objetivo de vida. “Escolhi a Infantaria por afinidade profissional, pela história da arma, e por tudo que eu imaginei antes de entrar pro Exército se resume na Infantaria”, ressalta.

No mês de fevereiro, 451 cadetes do segundo ano da AMAN fizeram a sua escolha – uma decisão que levarão para sempre.

E assim eles foram recepcionados:

3 comentários

  1. George disse:

    Muito bacana, fiz parte desta experiência q é a AMAN, mas optei por seguir na vida civil… hj preservo todos os atributos da área afetiva e a ética militar para meu dia a dia e sinto muita saudade dessa camaradagem, agradeço muito a vc por me permitir toda essa nostalgia! Obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *